Conheça meu livro que conta a história de Ourém do Pará:

http://www.overmundo.com.br/banco/oureana-de-alem-mar-ourem-terra-de-moura

terça-feira, 17 de maio de 2011

RIOS DO MUNDO ( Encerramento de Oficina de Tambores)

Sábado(21/05/2011) em Ourém: Allan Carvalho, Cincinato e Ronaldo Silva e os mestres de bumbás de Ourém, encerram a oficina de fabricação de tambores, ministrada pelo grande Zet. Os mestres de Ourém, Cardoso, Faustino e Tuíte, além de Expedito, Sales e João Ceguinho, também estarão lá. Não perca! Na praça do fogo, ao lado da igreja matriz. Realização: Fundação Cultural de Artes e Esportes "Mundico & Manôla" - Funcartemm.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Copiado do Blog PROSEANDO COM TU http://desassossegar.blogspot.com/

erça-feira, 1 de dezembro de 2009

FUNCARTEMM inaugura o "NAMARRA"

O município de Ourém (nordeste paraense), distante cerca de 180 quilômetro de Belém, é um lugar muito acolhedor, tendo o Rio Guamá um dos cartões postais que encanta e favorece toda a tranquilidade e beleza da cidade; Ourém é famosa pelos festivais de música, já tradicional nos meses de julho (Festival da Canção Ouremense). A música e arte sempre foram muito presentes da vida dos ouremenses, a resistência da cultura popular predominantemente pelos bois bumbás, uma riqueza que precisamos sempre respeitar e manter viva.

A pesar de não haver incentivo algum por parte do município para as manifestações tradicionais de Ourém, Arlindo Matos atraves da FUNCARTEMM (Fund. Cult. de Artes e Esportes Mundico e Manôla) que luta e dedica parte de sua vida pela cultura, arte e esporte de sua cidade. Foi com seus pais (Raimundo e Manoela) que Arlindo aprendeu a valorizar as manifestações e tradições populares. Com respeito e sabedoria cativou e se apaixonou pela arte das brincadeiras de rodas; não é a toa que o bumbá TARJA PRETA hoje consegue unir todos os brincantes de bois de Ourém através da FUNCARTEMM, colorindo as ruas por onde passam, tocando os tambores e cantando toadas para os brinquedos fazerem a festa.
Os mestres de bois de Ourém são um espetáculo a parte, através de suas músicas que tratam dentre tantas questões a consciência ambiental em suas letras, dão um brilho muito especial na brincadeira, acompanhada dos bichos que compõe a comédia do boi bumbá.

A pesar de tantas riquezas, a cultura popular de Ourém vive num verdadeiro descaso, porém, graças ao apoio de entidades como a FUNCARTEMM que no dia 21 de novembro inaugurou o barracão "Namarra", um novo espaço de cultura e lazer que a entidade certamente ali promoverá muitas rodas de bois, espetáculos e apresentações; a festa de inauguração foi muito bonita animada pelos grupos musicais Quaderna (Allan Carvalho) e Carimbó de Bolso (Félix Facon e cia), além é claro da grande roda de bois puxada por João Ceguinho do boi Tarja Preta, Mestre Faustino do boi Pai do Campo, Mestre Tuíte do boi Geringonça e Mestre Cardoso do Boi Ouro Fino acompanhados pelos seus batadores e cantadores (batalhão) o Namarra foi abençoado pela alegria e o carinho de todos os brincantes. A festa ganhou noite a dentro com o som do Quaderna, Carimbó de Bolso e a participação mais do que especial de João Matos, que cantou belíssimas canções, onde todos os convidados puderam prestigiar esse novo espaço dedicado a arte e a cultura Ouremense.




Quero parabenizar o parceiro Arlindo Matos que mais uma vez, com um grande esforço conseguiu realizar mais um sonho e que com o apoio de todos os seus amigos conseguirá fazer muito mais pela sua gente. Um abraço grande aos músicos do Carimbó de bolso e Allan Carvalho do Quaderna que fizeram da noite do dia21 uma grande festa.